Bombas de calor
Sabe o que é uma bomba de calor?
Este termo é utilizado para se referir a dispositivos que realizam um ciclo termodinâmico contrário ao que vemos em frigoríficos, por exemplo, pois em vez de retirar calor, aquecem um determinado corpo ou ambiente. Neste caso, recebe-se o calor de um corpo a baixa temperatura e cede-se calor para um corpo a alta temperatura através de um sistema que integra uma serpentina e um fluido refrigerante.
Funcionamento de uma Bomba de Calor
O funcionamento de uma bomba de calor é bastante simples. Um fluido volátil, chamado fluido refrigerante, é bombeado por um condensador diretamente para uma serpentina. O fluido absorve calor no evaporador (baixa pressão e temperatura), de seguida recebe trabalho no compressor, e por fim transfere calor no condensador (alta pressão e temperatura). Para que possa fornecer calor adequadamente, é essencial que o refrigerante atinja uma determinada temperatura alta ao estar comprimido, para libertar calor através do condensador, e que atinja uma determinada temperatura baixa ao expandir-se, para que o calor flua do ambiente frio para o fluido no evaporador. Vale destacar que, numa bomba de calor, ocorre sempre a troca de calor entre o refrigerante e as substâncias externas ao equipamento.
Usos de uma Bomba de Calor
Atualmente, este mecanismo tem sido muito utilizado nas centrais de aquecimento de condomínios, casas, hotéis, hospitais, empresas, etc., uma vez que esta tecnologia é eficiente e ecologicamente correta. Com efeito, uma bomba de calor possibilita uma grande redução de custos no consumo de eletricidade, se comparado com outros métodos de aquecimento tradicionais. Além disso, pode ser adaptado às centrais existentes ou ainda incluído num projeto de uma nova central de aquecimento. Outro uso para uma bomba de calor é no aquecimento do reservatório de água de uma casa de banho ou de outros locais de uma casa/estabelecimento.
Ainda tem duvidas? fale connosco!